No passado dia 10 de junho do corrente ano, o grupo etnográfico do Baixo Minho “Rusga de São Vicente”, da freguesia de S.º Vicente, Concelho de Braga, composto por cerca de 60 pessoas, visitou o PAVT – Parque Arqueológico do Vale do Terva, sendo recebido pelo Vice-Presidente do Município de Boticas, Dr. Guilherme Pires e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Ardãos e Bobadela, António Dias do Couto.
A visita teve o seu início da parte da manhã, com a visita ao CI PAVT – Centro de Interpretação do Parque Arqueológico do Vale do Terva (Bobadela – Boticas), com orientação do Doutor Luís Fontes da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho e que teve como missão, a prestação de explicações sobre a exposição permanente. Seguiu-se uma visita ao Museu Rural de Bobadela e uma visita guiada ao Parque Arqueológico do Vale do Terva, mais concretamente ao observatório de aves da lagoa do Brejo, lagoa do Limarinho e galerias romanas de extração aurífera e plataforma de observação do Castro de Sapelos.
A visita terminou com um almoço convívio, servido na zona envolvente do Forno do Povo de Ardãos, contando com a presença do Vice-Presidente da Câmara e dos membros da Junta de Freguesia de Ardãos e Bobadela, repasto esse, que integrou produtos confecionados no forno, tendo posteriormente aquela rusga animado os presentes com a sua música e o baile, que se prolongou até perto das 20:00 horas.
Uma palavra de apreço para os organizadores desta visita inesquecível e animada ao PAVT, que resultou em momentos de alegria e convívio entre a população de Ardãos e os elementos daquela comitiva.