As escavações arqueológicas no lugar das “Batocas”, em Ardãos, foram retomadas por um grupo de alunos de Arqueologia da Universidade do Minho, sob a orientação do Prof. Luís Fontes e da Dra. Mafalda Alves, da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.
Estes trabalhos encontram-se a ser realizados no âmbito do Projeto de "Conservação, Estudo, Valorização e Divulgação do Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva, Boticas", com base no protocolo estabelecido entre o Município de Boticas e aquele estabelecimento de ensino superior e constam de sondagens arqueológicas na denominada Estação Arqueológica das Botocas, que em conjunto com as explorações mineiras do Poço das Freitas e do Brejo constituem o Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva.
A requalificação e valorização de todo o Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva, através de um projeto que o Município de Boticas tem em marcha para o local, permitirá não só valorizar e preservar aquele espaço, mas também dar a conhecer a todos aquele que foi um dos mais importantes locais de mineração aurífera na época romana.