No passado dia 17 de julho do corrente ano, a Associação Recreativa e Cultural de Ardãos, levou a efeito a recriação da segada de centeio à moda antiga, atividade integrada num programa de atividades culturais a realizar no corrente ano, pelas Associações da área de intervenção do Parque Arqueológico do Vale do Terva, nomeadamente Associação Recreativa e Cultural de Ardãos, Associação Recreativa e Cultural do Largo do Souto de Nogueira e Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Serra do Leiranco de Sapiãos.
A concentração do rancho da segada e demais participantes, aconteceu cerca das 10:30 h no Largo do Souto, partindo de seguida em direção à zona agrícola da Assezeda, onde os segadores e atadores levaram a efeito o corte de centeio de duas terras, demonstrando que os conhecimentos adquiridos ao longo de muitos anos não foram esquecidos e revivendo os trabalhos agrícolas comunitários que realizaram durante muitos anos.
Cerca das 13:30 horas, foi servido o almoço no monte, constando o repasto de pratos tipicamente da época das segadas e confecionados nos potes, animado pela música do grupo da Associação Serra do Leiranco de Sapiãos, proporcionando a todos momentos de convívio e alegria.
Terminada a segada, o rancho regressou à aldeia, entoando cânticos alusivos pelas ruas da aldeia, finalizando o evento num lanche de confraternização a todos os participantes no edifício da junta de freguesia.
O evento que tinha entrada gratuita para os associados daquelas Associações, contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal, estando presentes o Presidente da Câmara Municipal, vereadores, membros da Junta de Freguesia e os membros dos órgãos sociais das Associações e inúmeros associados.
Uma palavra de apreço para estas Associações, pois esta iniciativa serviu para o estreitar relações entre os seus associados e potenciar o turismo na área do Parque Arqueológico do vale do Terva.