Ciente da necessidade de dotar a localidade de Nogueira com um edifício agregador de toda a população, que pudesse acolher quer funções de centro de convívio, quer outras atividades que fossem levadas a cabo e que promovessem o bem-estar da população local, solicitou a Junta de Freguesia de Ardãos e Bobadela à Câmara Municipal de Boticas a possibilidade de reabilitação da outrora Escola Primária de Nogueira, dotando o edifício de condições que lhe permitissem albergar estas novas valências.
Neste sentido, foi celebrado entre o Município de Boticas e a EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, S.A., um contrato programa que prevê a execução de ações integradas na “Promoção, Manutenção e Conservação de Infraestruturas Urbanísticas e Gestão Urbana”. Neste documento foi contemplada a empreitada designada por " Reabilitação do Edifício da Escola primária de Nogueira".
No seguimento de um concurso publico, a execução dos trabalhos ficou a cargo da empresa Construções 13 de Agosto, Lda.. Genericamente a empreitada, contempla a substituição de pavimentos, caixilharias, revestimentos de paredes e tetos, pinturas interiores e exteriores, novos equipamentos sanitários e arranjos exteriores.
De salientar que este investimento resulta do bom entendimento entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, tendo como objetivo a recuperação do património, para posterior utilização pela população, em atividades que promovam o seu bem-estar.