As celebrações da Semana Santa no lugar de Ardãos, tiveram o seu início no passado dia 24 de março do corrente ano, com a bênção dos ramos no Largo do Forno, seguindo depois os fiéis em procissão, até à Igreja paroquial, onde terminou com a celebração litúrgica.
Como acontece em anos anteriores, a população concentrou-se no Largo do Forno, munida dos tradicionais ramos de oliveira, alecrim e loureiro, ramos esses que receberam a bênção e que representam a entrada de Jesus em Jerusalém. Antigamente o povo recebeu Jesus agitando ramos de palmeira e ainda hoje esse ritual é respeitado.
Na manhã do dia 29 do mesmo mês (sexta-feira Santa), realizou-se a tradicional “Via Sacra”, na da Igreja Paroquial, porque as condições climatéricas não permitiram que fosse realizada ao longo dos arruamentos em direção ao Calvário, com a participação de grande parte da população da Freguesia que entendeu associar-se a este acontecimento, celebração essa carregada sempre de grande simbolismo.
Como todos os católicos saberão, a Cruz mistifica todo o significado da Páscoa, a ressurreição e também o sofrimento de Cristo. No Concílio de Nicéia (325 d.c), Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo, não somente entendido como um símbolo de Páscoa, mas como símbolo primordial da fé católica.
Uma palavra de apreço para todos os que contribuíram com a sua dedicação e empenhamento na realização destas celebrações, que muito valoriza todos os seus fiéis e a Paróquia de Ardãos.